Pensando em correr?
E quais as principais lesões que os corredores estão sujeitos?
1. Tendinopatia dos tendões do pé e tornozelo
Essa é uma lesão que sofremos pela sobrecarga ou esforço repetitivo, que como vimos é uma característica da corrida. Geralmente essa lesão pode afetar um ou mais tendões, levando a muita dor e inflamações.
Como os tendões são as estruturas corporais que unem os músculos e ossos e possibilitam o nosso movimento, eles estão constantemente sujeitos a lesões. Porém no caso da corrida, os tendões da região de membros inferiores são os mais afetados, principalmente dos pés.
2. Tendinite no tendão de Aquiles
Como visto a tendinite é muito comum em corredores, pois realiza aquele esforço repetitivo que já citamos. Nessa patologia, não é diferente. O tendão de Aquiles liga o músculo da panturrilha ao calcanhar.
Sua inflamação pode ser gerada pelos mesmos motivos do anterior.
3. Tendinite patelar
A dor no joelho não pode ser desconsiderada. Se você está correndo e o joelho causa incomodo, é melhor se preocupar pois pode vir a se tornar uma tendinite na patela, parte do joelho. Síndrome essa gerada pelo excesso de exercícios e falta de alongamento.
4. Dor no quadril
Como vimos, a corrida sobrecarrega as articulações dos joelhos e tornozelos, e também do quadril. Portanto o treinamento intenso pode gerar desde um desconforto na região dos glúteos até uma lesão no quadril.
5. Inflamação na canela
Comum em pessoas que praticam corrida, a síndrome da tensão tibial medial (STTM) ou também chamada de canelite, é aquela dor na canela em que você não consegue colocar o pé no chão.
Os iniciantes são os que estão mais propensos a sentirem essa dor, por não estarem adaptados a atividade ainda ou até os mais experientes quando exageram no ritmo e intensidade dos treinamentos.
O tênis inadequado para a atividade, a falta de fortalecimento e alongamento na musculatura da panturrilha podem ser fatores que contribuem para a dor.
6. Fascite plantar
É a inflamação da fáscia plantar, região da sola do pé. Une o calcanhar aos dedos e serve para proteger os ossos do pé.
Sendo assim, a dor na sola do pé não pode ser simplesmente ignorada. As causas são várias, como tênis gastos, volume/intensidade em treinos, pés chatos, tênis com pouco amortecimento, dentre outras.
7. Fratura por estresse
Se engana quem pensa que estamos falando do estresse emocional. Essa fratura é ocasionada por estresse nos ossos, ou seja, por um desgaste ósseo. Normalmente no caso da corrida acontece nos pés, tíbia e fêmur.
As causas são basicamente, a pisada irregular ou dura demais durante a pratica, o aumento excessivo nos treinos, rigidez nos tendões, idade, dentre outras.
8. Distensão muscular
A distensão pode acontecer em todos os músculos do corpo, é o rompimento das fibras musculares. E no caso da corrida, ocorre principalmente na panturrilha e nos músculos da coxa.
9. Cãibra muscular
A cãibra é um espasmo (contração involuntária) de um músculo, que normalmente gera uma dor muito intensa. Essa contração pode acontecer (e muito) com os corredores, então fique sempre atento!
10. Joanete
A Joanete é aquele ossinho do lado do pé que as vezes pode incomodar quando se fica com sapatos fechados por muito tempo. Aquele “dedinho a mais” também causa muito incomodo aos corredores que pode ser lesionado devido a pressão consecutiva no local.
Benefícios do Pilates para corredores
O Método Pilates pode ser um grande aliado no tratamento e prevenção de lesões dos corredores.
Através dos princípios: controle de centro, concentração, respiração, precisão e fluidez de movimento, o corredor pode ter muitos benefícios, vamos ver mais sobre eles.
- Fortalece os músculos e promove o reequilíbrio muscular – esse aumento da resistência muscular proporcionado pelo Pilates é essencial para que o corpo fique mais resistente a provas ou competições mais longas.
- Melhora a postura – isso resulta em um menor gasto energético e consequentemente melhora a performance. A postura durante a prática da corrida deve ser com o corpo alinhado, cabeça erguida e olhar para frente, braços se movimentando sem cruzar na frente do corpo e pernas alinhadas sem fazer rotações dos joelhos e pés.
- .Melhora a concentração
- Melhora a coordenação com a consciência corporal – Com isso o atleta irá realizar os exercícios de forma controlada e consciente, pensando em cada movimento realizado coordenando com a respiração e acionando músculos de forma correta.
- Diminui sobrecarga na coluna.
- Melhora a respiração, o que aumenta a capacidade e controle respiratório – O Pilates para corredores promove a inspiração longa, o que expande a caixa torácica e melhora a capacidade pulmonar. E a boa respiração está diretamente ligada ao rendimento do atleta, principalmente na corrida que exige grande esforço.
- Melhor equilíbrio prevenindo as lesões – Um corpo equilibrado, com músculos e articulações o corpo do atleta pode além de diminuir o desempenho causar lesões, como as citadas acima.
- Melhora da técnica de corrida.
- Diminui tempos de provas por movimento mais eficiente e sem dor.
- Melhora a mobilidade articular – com o alongamento oferecido pelo Método, durante a prática o atleta irá ter mais qualidade pois seu corpo estará devidamente preparado.
Fonte: Revista Pilates
Pensando em começar a correr? Ou melhor, pensando em melhorar seu desempenho na corrida?
Conheça nosso programa de exercício para corredores. Clique aqui.
A corrida atualmente está se tornando uma atividade muito praticada no mundo inteiro. Tudo o que você precisa é um tênis adequado e é só sair correndo por aí. Será?